Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Comunicados

Voltar
Comunicados - 14/06/2022

Nota de Falecimento e Missa de Sétimo Dia

Nota de Falecimento e Missa de Sétimo Dia

Prof. Dr. Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães

É com grande pesar que informamos o falecimento do querido Prof. Dr. Moacyr Expedito Marret Vaz Guimarães, Diretor Geral do Liceu Pasteur de 2009 a 2017, ocorrido no dia 9 de junho.

Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, o Dr. Moacyr Vaz Guimarães atuou como advogado, trabalhou nas áreas de comunicação, em rádios e jornais de alcance nacional, e a partir da década de 1960 passou a ter uma atuação marcante na Educação e na Cultura. Atuou na USP (Universidade de São Paulo), no programa de Estudo de Problemas Brasileiros, em níveis de graduação e de pós-graduação. Exerceu a Chefia de Gabinete da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Foi nomeado para o Conselho Estadual de Educação, onde permaneceu por 20 anos, nos quais foi eleito para a Presidência por seis mandatos. Coordenou a criação da Unesp (Universidade Estadual Paulista), onde foi Reitor interino. Integrou a Academia Paulista de Educação, o Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta (TV Cultura) e o Conselho de Economia, Sociologia e Política da Federação de Comércio do Estado de São Paulo. Foi presidente do Conselho Curador e presidente executivo da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.

Em todos os lugares por onde passou, o Dr. Moacyr Vaz Guimarães deixou um importante legado e aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ele sempre se recordarão de sua firmeza, devidamente temperada de grande erudição e bom humor. Vale a pena reler aqui a bela entrevista que ele concedeu ao site do Liceu em 2011.

Nos últimos dias o Dr. Moacyr Vaz Guimarães foi homenageado em diversos meios de comunicação. A notícia de seu falecimento na TV Cultura pode ser acessada aqui. A Missa de Sétimo Dia será realizada no dia 15 de junho, a partir das 18h30, na Paróquia São Geraldo, localizada no Largo Padre Péricles, S/N, no bairro de Perdizes, em São Paulo.

Compartilhe: Voltar