Reportagens - 31/03/2015

Dia de agito no Liceu

Mesmo que os sábados não costumem ser dias letivos, o dia 21 de março foi bastante agitado no Liceu Pasteur. De um lado, os atletas do Pasteur Athlétique Club (PAC) torciam pela França em importante competição do Rugby mundial, na sala Multimídia. De outro lado, o Liceu servia de cenário das filmagens de curta metragem que conta com uma ex-aluna entre os profissionais da equipe.

O último sábado (21/03) foi bastante agitado no Liceu Pasteur. Duas atividades aconteceram paralelamente no colégio. Uma delas foi o tradicional treino das equipes de Rugby do Pasteur Athlétique Club (PAC), que também aproveitaram para assistir na Sala Multimídia os jogos decisivos do Six Nations – um dos principais campeonatos de Rugby do Mundo. A outra atividade foi a gravação de um curta metragem, que usou o colégio como cenário e que contava entre os profissionais da equipe com uma ex-aluna do Liceu Pasteur, Daina Gianechinni.

Muita torcida – Os atletas e a diretoria do Pasteur Athlétique Clube (PAC) mostraram que são realmente apaixonados pelo Rugby. A modalidade, que ainda não tem muitos adeptos no Brasil, mas está crescendo rapidamente, faz parte do dia a dia de quem está envolvido com o PAC. E exatamente por isso estão sempre ligados nas principais competições realizadas ao redor do Mundo, principalmente quando a seleção francesa está em campo.

No sábado (21/03) foi realizada a rodada final de um dos principais campeonatos do Rugby mundial, o Six Nations. Entre as seleções que participam estão País de Gales, Itália, Irlanda, Escócia, Inglaterra e França. E o jogo mais aguardado pelos atletas do PAC era França e Inglaterra, que começou às 15h.

Apesar de a França não ter mais chances de ser campeã da competição, devido a outros resultados, a Inglaterra poderia levantar a taça e os franceses não iam facilitar as coisas. E não deu outra. O que se viu foi um jogo movimentadíssimo. Os atletas que se reuniram na Sala Multimídia mostraram força na torcida. A cada arrancada do time francês em busca de um try, pontuação máxima do Rugby, não havia quem não soltasse um grito de apoio.

O jogo, disputado na Inglaterra, foi muito movimentado e terminou com vitória dos anfitriões por 55 a 35. O resultado não foi suficiente para que os ingleses vencessem a competição e ainda deixaram os torcedores franceses, incluindo os nossos amigos do PAC, bastante orgulhosos pelo jogo realizado pela França. Foi realmente uma atuação de gala para quem gosta do esporte entre duas das principais seleções da modalidade. Ao final do Six Nations, o título ficou com a Irlanda após uma combinação de resultados.

Ao longo do jogo e ao final da partida, os atletas puderam apreciar um delicioso churrasco realizado também nas dependências do Liceu Pasteur. Tudo foi coordenado pela secretária executiva do PAC, Paula Bonk, e com o apoio da manager da categoria feminina do PAC, Claire Meignie.

Luz, câmera e ação – Enquanto a Sala Multimídia era tomada pela emoção da torcida que assistia ao jogo de Rugby, um outro time também estava em ação. Era a equipe de profissionais que realizava a gravação de um curta metragem, no qual o Liceu Pasteur emprestou suas dependências para servir de cenário. A ex-aluna Daina Gianechinni, que é formada em Cinema, é uma das profissionais que trabalha nesse projeto. Apesar de toda a atenção que ela precisa ter ao estar na posição de 1ª Assistente de Direção, certamente aproveitou para matar as saudades do tempo de escola.

As filmagens aconteceram ao longo de cinco dias e contaram com atores mirins profissionais. E ainda foi dada a alguns alunos do Liceu Pasteur a oportunidade de participarem como figurantes, caso houvesse interesse. As alunas Luiza Giraudeau, Isabela Lie Monteiro e Rebeca Foá, todas do 4º ano, que estavam acompanhadas das mães Elde de Carvalho, Ione Monteiro e Isabel Foá, respectivamente, resolveram viver essa experiência diferente e participaram das gravações no sábado e no domingo. “Foi realmente uma experiência diferente. Sem dúvida elas acabaram se divertindo e conhecendo os bastidores de uma gravação de filme. Nós, mães, ficamos orgulhosas de vê-las fazendo parte de algo tão profissional e bem feito”, explica a mãe Elde de Carvalho.

O curta metragem recebe o nome O Resto é Silêncio e é um dos projetos selecionados na categoria Curta Metragem Digital de Ficção ou Animação para integrar o 19º Edital da Cultura Inglesa. No enredo, a história de um garoto que tenta a aproximação de uma colega de escola para dizer que a ama. A ideia é apresentar a dificuldade que ele tem de dizer seus sentimentos à garota, o que também está presente no universo adulto das relações amorosas.

A produção ainda passará pelas fases de edições e deve durar entre 12 e 15 minutos. O prazo para a entrega aos organizadores do Edital da Cultura Inglesa é dia 8 de maio. Ainda não há uma data e local específicos para a exibição, que deve acontecer entre 5 e 21 de junho.

Clique aqui para ver as fotos dos eventos