Reportagens - 05/10/2012

Dia do Liceu

Comemoração do Dia do Liceu passa a fazer parte da agenda anual de atividades do colégio e tem como ponto alto o Show de Talentos dos alunos

O mês de setembro é emblemático para o Liceu Pasteur. É nele que é celebrada a memória de Louis Pasteur, renomado cientista francês que empresta o nome à instituição, falecido em 28 de setembro de 1895. E para não deixar passar em branco uma data tão importante, o Liceu Pasteur tem em sua agenda anual de atividades o Dia do Liceu. No último dia 29, a festa contou com muita animação em clima familiar, com muita dança no campo de futebol e um verdadeiro banho de criatividade no Show de Talentos.

Ginástica rítmica – Ao colocar os pés no Liceu, por volta das 9h, era praticamente impossível ficar parado. Com músicas agitadas, os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio mostraram entrosamento nas coreografias, sempre bem coordenadas pelos professores Lídia, Lilian, Sônia, Adriana e Zé Roberto. Os pais, como não poderia ser diferente, também entravam no ritmo. Na arquibancada, com máquinas fotográficas e filmadoras em mãos, eles acompanhavam os passos de seus filhos com a batida musical.

Para fechar a parte da apresentação de danças, os alunos prepararam uma coreografia muito especial com lenços brancos nas mãos, que deu brilho ainda maior à apresentação, que também misturou música eletrônica com um toque de Ballet Clássico. E era apenas o começo de um dia que reservava espetáculos ainda melhores no palco, que contou inicialmente com uma apresentação do Coral do Liceu.

Em seguida, houve a premiação dos alunos que se destacaram no Concurso de Redações, no qual todos os alunos da escola escreveram uma redação que teve como tema “Homem: Senhor e Servo da Natureza”. Os professores de Português selecionaram alguns textos, a partir dos quais foi feito um livro. Os autores das redações escolhidas receberam, das mãos do Vice-Diretor Geral, Cláudio Kassab, e da Diretora Pedagógica, Stella Palmisano, um exemplar do livro e foram muito aplaudidos pelo público presente.

Talento puro – Os pais, que já tinham requebrado com as músicas na abertura das comemorações, estavam ansiosos para ver o que vinha pela frente no Show de Talentos. Todos muito atentos ao palco, passaram a se deleitar com cada nova apresentação. Foram apresentações musicais, de dança e de canto, entre outras.

O ambiente era contagiante. Quando os alunos começavam suas apresentações, a plateia não ficava de fora. Com a força das palmas das mãos, incentivavam os artistas do momento. Sem falar, é claro, na tietagem que cada pai reservava para as apresentações de seus filhos.

Todos os participantes passaram pelo crivo dos jurados, formado por um grupo de coordenadores e professores. Assim que terminaram as apresentações, o clima de suspense pairou no ar. Quem levaria os troféus do Show de Talentos? O equilíbrio foi tão grande, que fica até difícil falar em vencedores. Primeiro, foram chamados os irmãos do 4º ano do Ensino Fundamental, Giulia Chiesa Bellini e Enzo Chiesa Bellini, que mostraram toda beleza e coordenação da Dança Flamenca. O próximo troféu foi entregue para o animado grupo formado pelas alunas do 5º ano do Ensino Fundamental, Lis Gutierrez De Biasi, Alice Galande, Mariana Beatriz Ferreira de Toledo Leme e Isabella Abada, que mesclaram canto com dança ao som da música Watch Me. E o destaque maior ficou para as talentosas bailarinas, as irmãs Lara Spera Sachez, do 3º ano do Ensino Fundamental, e Victória Spera Sanchez, do 1º ano do Ensino Médio. As duas comoveram a todos com um verdadeiro espetáculo de Ballet Clássico. A sintonia fina entre as duas deixou pais, professores e colegas em estado de euforia. Mas na verdade todos os participantes foram vencedores, por terem proporcionado uma festa tão bonita, e todos receberam uma medalha, com toda a justiça.

Encerramento – Fechando o evento com chave de ouro, houve uma demonstração de rugby, esporte que divide as preferências dos franceses com o futebol e que deve ganhar muitos adeptos no Brasil nos próximos anos, por conta de ter virado um esporte olímpico. O Liceu Pasteur faz parte da história desse esporte no Brasil, uma vez que uma das equipes mais tradicionais no nosso País é o Pasteur Athlétique Club, que é formado, em sua base, por ex-alunos da nossa Unidade Vergueiro. Talvez Louis Pasteur não esperasse que pudesse emprestar seu nome a um time de rugby, mas uma mente privilegiada como a dele certamente apreciaria uma homenagem tão diferente!

Veja a Galeria de fotos