Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 25/04/2013

Encontro com Profissionais 2013

Encontro promoveu aos estudantes a busca por experiências em diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho, como forma de auxiliar na escolha do futuro profissional.

O Liceu Pasteur reservou o último dia 20 abril para a IV edição do Encontro com Profissionais. O objetivo do evento é proporcionar aos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental à 3ª Série do Ensino Médio o contato direto com profissionais que atuam em diversas áreas do mercado de trabalho e são referências em seus cargos. Todos os profissionais convidados também são ex-alunos da instituição e ajudam a dar ainda maior aproximação com a realidade dos atuais estudantes, que estão ávidos em tirar dúvidas e agregar conhecimentos para a escolha da profissão a ser seguida.

  Na edição deste ano, as salas de Informática e Multimídia serviram de palco para palestras de Direito, Administração, Medicina, Filosofia, Sociologia, Psicologia, Publicidade, Arquitetura e Engenharias Mecatrônica e Civil. Em um período de três horas, os alunos puderam ter acesso às experiências que mais lhes interessavam, além de terem tempo para o bate-papo com os especialistas em uma das salas de aula, que serviu como ponto de encontro para buscar mais dicas e informações.
 
A Medicina foi um dos temas mais procurados pelos alunos. Os palestrantes Clóvis de Moraes Lui e Marcelo Passos Teivelis tiveram a incumbência de explicar aos interessados os principais caminhos para obter reconhecimento profissional e quais os obstáculos a serem superados. “O importante para eles é ter a real noção das habilidades exigidas pela Medicina. As maiores dúvidas são com relação aos detalhes do trabalho no dia a dia, a importância do estudo e, claro, o prazer de ser médico. Mais importante ainda foi transmitir aos alunos o fator primordial, que é ter paciência para conseguir êxito profissional”, explica Lui, que atua há 25 anos como oftalmologista.  

Victoria Sanches parece ter prestado bastante atenção às dicas para a área de Medicina. Com o sonho de ser pediatra, a jovem de 16 anos, e que há 10 estuda no Liceu, aprova a iniciativa da escola. “Sempre participo do evento, até porque entendo que é uma forma de estarmos por dentro do mercado de trabalho e de ter um atalho de conhecimento para o futuro”, completou. “O interessante, no meu caso, é poder estar ao lado de importantes profissionais da Medicina que conseguem explicar o lado do convívio com a família, pois a profissão requer dedicação diária”, salienta a futura pediatra.

Novidade – Pela primeira vez nos anos recentes, uma edição do Encontro com Profissionais abriu espaço para informações sobre as áreas de Filosofia e Sociologia. Os convidados foram o professor Fernando Antonio Pinheiro Filho e a professora Olgária Chain Feres Matos.

A novidade teve sua comprovação de sucesso com a grande participação dos alunos, tanto na palestra quanto na sala de encontro. Quem observava os estudantes notava o interesse não somente em dicas para a profissão, mas também em aspectos que condiziam com a busca de opiniões dos profissionais ali presentes com relação a assuntos da atualidade.

“Todos demonstraram ter a sensibilidade necessária para o conhecimento que vai gerar a formação de um profissional capacitado para trabalhar na área da Filosofia”, disse Olgária. Já o sociólogo Fernando Antonio Pinheiro destacou as curiosidades pelas áreas de atuação dentro do seu segmento: “Os alunos souberam extrair o máximo de informações sobre como aumentar o conhecimento da Sociologia. Pude deixar claro para eles que é preciso ler bastante e, assim, poder escolher seguir carreira na área acadêmica, na esfera pública ou no mercado corporativo”, comenta.

Presença de destaque – Quem marcou presença no evento foi a Presidente da Fundação Casa, Berenice Maria Gianella. Advogada e há sete anos desempenhando o atual cargo na antiga Febem, ela estudou 12 anos no Liceu e pôde contar um pouco de sua história para os alunos. Entre as dicas que transmitiu na palestra, destaque para a importância de estudar numa boa instituição de Ensino Superior.

  O evento é a demonstração clara da preocupação do Liceu com o futuro dos seus alunos em termos de capacitação e sucesso no mercado de trabalho, independentemente da área que eles seguirem. O que ressaltei a eles é que procurem estudar muito e em uma boa faculdade. Além disso, atentar-se a oportunidades dentro da iniciativa privada” alerta a presidente da Fundação Casa.

Prazer em realizar – O Encontro com Profissionais no Liceu já se transformou em obrigação mais que prazerosa para sua Orientadora Pedagógica, Terezinha Peralta. Na organização do evento, ela é a responsável pelo contato com ex-alunos e pelo fechamento dos horários das palestras.

Terezinha não esconde a felicidade em proporcionar aos estudantes experiência como esta. Isso porque, segundo a orientadora, a escolha profissional não é fácil e o colégio tem o papel de trazer o amadurecimento necessário para a boa definição. “É preciso que o jovem tenha atitude e comprometimento para a escolha do próprio futuro. Por isso, os educadores, mentores e familiares precisam ajudá-los a aprender como tomar a decisão certa e adquirir competência para construir sua própria independência com sabedoria e segurança. Nosso papel no Liceu é dar ao estudante o apoio para o sucesso e, com certeza, minimizar os conflitos que envolvem a busca pelo ideal”, conclui.

 

Veja mais fotos na GALERIA DE FOTOS

Compartilhe: Voltar