Reportagens - 23/05/2014

Feira de Ciências 2014

Feira de Ciências do Liceu Pasteur deste ano mostrou a capacidade criativa dos alunos e surpreendeu mais uma vez os visitantes. O dia do evento também foi marcado pela comemoração dos 91 anos do Liceu Pasteur.

A Feira de Ciências agitou o Liceu Pasteur no sábado, dia 17 de maio. Com a participação dos alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental até a 2ª Série do Ensino Médio, o evento proporcionou aos visitantes, pais e familiares dos estudantes verdadeiras aulas científicas, com envolvimento direto em assuntos como Química, Física, Saúde e até Esporte.

Em ano de Copa do Mundo, ainda mais com o Brasil sendo palco do espetáculo esportivo, o futebol não poderia deixar de compor a grade de temas apresentados na Feira. A importância dos recursos tecnológicos utilizados nos jogos, a preparação dos atletas e o desenvolvimento da bola foram assuntos apresentados pelos alunos do 8º Ano Q, que fizeram da Sala 9 um espaço de brilhar os olhos dos amantes do esporte mais praticado no País.

“Durante dois meses, pesquisamos tudo que envolvia o esporte, mas de maneira que pudéssemos apresentar na Feira de Ciências algo que não costuma receber muita atenção. Por isso, buscamos informações sobre o desenvolvimento da bola. Poucos sabem que, para a bola de futebol chegar ao estado atual, muitas modificações e experimentos foram realizados. A nossa apresentação, de certa forma, surpreendeu os visitantes, pois poucos sabiam que um simples objeto contava com tanta tecnologia”, explicou a aluna Julia, que formava o grupo do tema “Futebol e suas Tecnologias”, ao lado dos colegas Felipe, Bianca, Danielle, Elisa, Isabella e Luca.

Outros assuntos de destaque abordavam os dinossauros, as tecnologias do futuro, a busca pelo corpo ideal e a elaboração de fogos de artifício. Até mesmo um assunto polêmico foi destaque no evento. As drogas lícitas e ilícitas foram apresentadas pelos alunos, com o intuito de trazer mais informações aos visitantes sobre as políticas públicas desenvolvidas para combatê-las e os malefícios que elas causam ao corpo humano.

A turma da 1ª Série P teve como tema “Drogas Lícitas”. O espaço chamou muita atenção e, de maneira bem clara e objetiva, permitia que os visitantes que passavam pela Sala de Convivência obtivessem conhecimento amplo do assunto. “As pessoas receberam as nossas informações e se surpreenderam”, disse a aluna Maria Luiza. “Durante nosso período de pesquisas e estudos sobre o tema, constatamos que uma hora que a pessoa passa inalando a fumaça do Narguilé é equivalente ao consumo de 100 cigarros. Essa informação é pouco conhecida pelas pessoas, e isso fez com que o nosso grupo tivesse um papel importante na propagação de informação para a saúde da população em geral”, enfatizou Natalia.
  Lado a lado – O aluno Gustavo, estudante do 5º Ano do Ensino Fundamental, fez sua estreia na Feira de Ciências do Liceu Pasteur. O estudante está no seu primeiro ano de colégio e contou com torcida familiar no dia da apresentação do seu trabalho. Sua mãe, Luciana Alciati, acompanhou de perto o filho no dia da Feira. “Fiquei muito feliz de ver a dedicação do meu filho ao trabalho que ele apresentou. Isso também me mostrou o espaço que o Liceu dedica aos estudantes para promover a criatividade desde cedo e para colocá-los na prática de situações com as quais eles terão contato no futuro”, comentou Luciana.

Quem também acompanhava atentamente cada ação dos alunos no evento era a Professora Vera Lucia. Juntamente com a Professora Maria Helena, Vera atuou na organização da Feira e supervisionou bem de perto o comportamento, a apresentação e o conhecimento dos estudantes em cada tema. Há 25 anos ela participa de toda a elaboração do acontecimento, e ficou muito satisfeita com o que presenciou em 2014.

O que mais me chamou a atenção foi à dedicação intensa dos alunos à Feira deste ano. Conseguimos resolver todos os problemas que surgiram. Além de todo o conteúdo que os alunos recebem, tendo como objetivo apresentar os temas que lhes são dados, o exercício de ajudar o próximo também é colocado em prática. E isso é muito gratificante para nós”, exaltou Vera.

Aniversário – A Feira de Ciência também lembrou os 91 anos do Liceu Pasteur. Após visitar todos os trabalhos elaborados pelos alunos, os visitantes receberam de lembrança um bolinho comemorativo do aniversário da Instituição.

Clique aqui para a Galeria de Fotos do evento

Clique aqui para assistir ao vídeo da Feira.