Reportagens - 05/10/2015

Feira de Ciências - 2015

Feira de Ciências do Liceu Pasteur deste ano teve como destaque a capacidade dos alunos em levar os visitantes a experiências diversas. Algumas delas mexeram até com seus sentidos.

A edição da Feira de Ciências do Liceu Pasteur deste ano mostrou a capacidade dos alunos em buscar temas relevantes e que aguçam o interesse de quem acompanha as exposições por todas as salas de aulas do colégio. Mais do que isso, não foram poucos os trabalhos que fizeram os visitantes se sentirem parte da apresentação e viverem experiências que, de alguma forma, mexeram com seus sentidos. A Feira de Ciências é composta por todas as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio.
  O que se viu ao longo de todo o dia de exposições foram trabalhos que trouxeram curiosidades e muitas informações relacionadas a macrotemas científicos, como Física, Química e Biologia. Para o professor e um dos organizadores da Feira de Ciências, Mário Barbosa Dell´Aqua, os alunos estão cada vez mais aprimorando suas apresentações. “Vemos trabalhos recheados de conteúdos pertinentes e apresentações bem pensadas. Eles se organizam para fazer o trabalho em equipe, realizar as pesquisas e preparar suas apresentações de forma que fiquem atrativas para quem visita a feira”, reforça o professor.

E quem passou pelos estandes tem a certeza de que o resultado de tanto esforço dos alunos é muito positivo ao ver a interação entre eles e quem procura saber mais pelos temas. As turmas do 2º ano do Ensino Fundamental A, B e C, fizeram apresentação repleta de interação para apresentar o tema Ervas Aromáticas e os Órgãos dos Sentidos. Os alunos faziam espécies de testes cegos com pais para que eles tivessem contatos com as ervas e como isso estimulava seus sentidos, como paladar e olfato. “É muito legal esta experiência. Somos parte da exposição e somos surpreendidos a cada erva que eles nos mostram, seja pelo cheiro ou pelo sabor”, revela Marco Antônio Fernandes, que esteve ao lado da esposa Denise de Cássia para acompanhar a apresentação da filha Maria Flor.

Desde pequeno – Outro ponto citado pelo professor Mário que pode ser comprovado ao andar pela Feira de Ciências é a evolução na forma de pesquisa e de apresentação dos alunos ano a ano. Gabriel, aluno do 8º ano P, pode servir de exemplo para mostrar na prática que, a cada nova exposição, as turmas se superam. Ele está no Liceu Pasteur desde o Jardim II e junto com seus colegas de classe Rafael, Vitor, Nicole e Bruna, apresentou o tema Supernovas, com explicações de conceitos da formação do Universo com base nos elementos químicos que formam todas as coisas na Terra, gerados pela explosão de uma estrela. Aparentemente um tema bastante denso e complexo, mas que sua turma fez se tornar atrativo pela forma como eles apresentaram o conteúdo e por toda a parte visual do trabalho.

Rosana Campos, mãe de Gabriel, não tirava o pé da sala onde o filho fazia sua apresentação. Ela é daquelas fãs de carteirinha de todos os eventos do Liceu Pasteur e está sempre muito perto do filho no momento das pesquisas e de como pode ajudar a pensar a apresentação. Mas ela alerta: “Nós, como pais, só damos algumas opiniões. Eles que colocam a mão na massa”. Ela também reforça que é fundamental esse tipo de atividade que leva o aluno a aprender com a prática da pesquisa. “Assim como na Mostra Cultural, a Feira de Ciências é um momento de extrema importância dentro do currículo escolar. Vejo que eles aprendem muito ao desenvolver seus trabalhos. É um complemento que não pode faltar dentro da instituição e que o Liceu Pasteur faz de forma excelente”, conclui.

Uma das turmas da 2ª série P do Ensino Médio, formada pelos alunos Giovanna, Juan, Hugo, João Pedro e Felipe, mostrou também a preocupação na busca de temas muito novos. Eles apresentaram a Realidade Virtual, que mistura tecnologia de ponta com a sua capacidade de influenciar na vida das pessoas e nas suas experiências com produtos, serviços e até no auxílio de atividades diárias.

A Feira de Ciências é coordenada ainda pelas professoras Maria Helena de Luca e Vera Lucia Denser, que ao lado do professor Mário fizeram mais um excelente trabalho, deixando os pais e visitantes com expectativas elevadas para a próxima edição.

Veja Galeria de Fotos do Evento - Clique aqui

Assista ao video - Clique aqui