Reportagens - 16/05/2013

Festa Junina 2013

Festa Junina ficou marcada pela participação das famílias dos alunos e pela visita de quem fez parte dos 90 anos da Instituição, que também foram lembrados durante e no encerramento do evento.

Em todas as comemorações realizadas no Liceu Pasteur se nota a importância do colégio na vida dos alunos e de quem já passou pelas salas de aula da Instituição. O laço de união e carinho foi comprovado mais uma vez no último dia 22 de junho, quando aconteceu a Festa Junina do Liceu. Toda a área reservada para o evento estava tomada pelos pais, alunos e convidados, que puderam curtir as atividades. A partir das 12h30, foi possível entrar no clima junino, acompanhar as danças e se divertir com as brincadeiras já tradicionais. Neste ano, todos ainda tiveram a oportunidade de soltar a voz no karaokê ou ainda arriscar a habilidade no gol show, que fez enorme sucesso entre a criançada, que formou fila para acertar chutes e ganhar prêmios.

Comidas típicas também não faltaram. Na barraca da Culinária, era possível ver o verdadeiro entra e sai de visitantes que desejavam saborear ou levar para casa um pouquinho de tudo o que estava à disposição. O destaque ficava por conta da alta procura por quitutes como o quentão, a pipoca e a canjica. A parte gastronômica do evento também contou com espaços dedicados para os amantes do bom churrasco e de sanduíche de pernil. Os apaixonados por doces ficavam até na dúvida ao se deparar com tanta variedade, e tudo de dar água na boca!

Inesquecível - A primeira vez a gente nunca esquece. Esse ditado popular caiu muito bem para a família Machado dos Reis na Festa Junina do Liceu. Foi a primeira vez que avó, mãe, pai e filho estiveram reunidos numa festa promovida pela escola. Elogios para a comemoração não faltaram e, além disso, a organização de tudo só fez aumentar a admiração pela Instituição de ensino.

Luciene Machado dos Reis é mãe do aluno Lucas, estudante do 2º Ano do Ensino Fundamental. Esposa de um franco-canadense, ela fez questão de parabenizar a organização do evento por todas as atividades desenvolvidas para as crianças e pais. E, quando questionada sobre o que está achando do Liceu na vida de seu filho, Luciene foi enfática na resposta: “Faz tempo que acompanho o trabalho do Liceu, antes mesmo do meu filho estudar aqui. Sabia da competência do colégio, principalmente dos profissionais que aqui atuam. É notória a evolução do Lucas em diferentes sentidos, logo no seu primeiro ano de Liceu. Cada vez mais tenho a certeza de que fiz a escolha correta para o meu filho”.

Ao lado de sua filha, a vovó da família, Maria José Machado dos Reis, não tirava o sorriso do rosto e o pratinho das mãos. Aos 78 anos, a avó de Lucas esbanjava alegria ao ver as danças das crianças e por poder estar ao lado de sua família em momento tão alegre. “O Liceu é muito bom. Impressionante como a Festa Junina desta escola é um primor de organização, e deixa as famílias bem à vontade para poder desfrutar de todas as atividades com tranquilidade”, explicou.

Recordar é viver – Sophia, de três anos, e Olívia, de nove meses, ainda são bem novas para entender a verdadeira importância do Liceu na vida dos ex-alunos. Entretanto, puderam sentir a emoção de suas mães na Festa Junina.

Sibele Macedo, mãe de Sophia, estudou na escola até 2002. Cammile Publio, mãe de Olívia, estudou de 1987 a 1994. As duas se reencontraram no Liceu e, em meio à festa, pararam para conversar e lembrar a época em que estiveram do outro lado, curtindo o encontro como crianças.

O Liceu melhora a cada ano. É muito bom saber que a escola tem essa representação de lar para os ex-alunos e seus familiares. A prova disso é a oportunidade que temos de reencontrar antigos colegas em ações como esta. Por isso, fiz questão de trazer minha filha para ela se acostumar com este ambiente. A Sophia ainda não estuda aqui até pela idade, mas, sem dúvida, como mãe, já sei que o Liceu estará no seu futuro estudantil”, disse Sibele.

Cammile veio de Campinas visitar os festejos de São João no Liceu. A recente mãe ficou sabendo da festa pelas notícias no site da escola e pelo processo de divulgação efetuado nas mídias sociais. Isso, por sinal, rendeu os parabéns da ex-aluna. “O departamento de comunicação do Liceu está de parabéns. Além de ajudar no contato entre ex-alunos, também viabiliza a participação de muitos em comemorações deste tipo”, disse.

História lembrada – Os 90 anos do Liceu também foram comemorados no dia. Durante as semanas que antecederam a Festa Junina, os alunos que adquirissem cinco convites antecipadamente receberiam de presente uma caneca personalizada do colégio, com logo referente ao aniversário da Instituição. O sucesso da iniciativa fez com que o objeto ganhasse espaço no evento, tanto que convidados também puderam garantir a sua caneca e levar a recordação para a casa.
Outra ação de destaque aos 90 anos veio no encerramento, com queima de fogos e homenagem por meio de imagens da rica história do Liceu Pasteur.

Vídeo do show piromusical ! Agradecemos à Isabel pelo vídeo e à Beatriz pela "foto aérea".

Galeria de fotos - clique aqui