Reportagens - 18/07/2013

Missão cumprida

Fabienne Ferragne, que assessorou na implantação das atividades bilingues no Liceu, segue para novos desafios ao lado do marido, Dominique, que vai para a África no seu trabalho de inspeção com as escolas francesas fora da França. Na bagagem, ela leva o sentimento de missão cumprida e os agradecimentos do Liceu Pasteur pelo ótimo trabalho realizado.

Quando Fabienne Ferragne chegou ao Brasil, ainda em 2008, ela sabia que, normalmente, poderia ficar por aqui até 2013. Ela veio acompanhando o marido, Dominique Ferragne, que é funcionário do Ministério da Educação da França e que, por solicitação do Ministério das Relações Exteriores da França, viaja para diversos países como inspetor das instituições de ensino que seguem o programa didático francês fora da França. Dominique ficou com sua base instalada no Liceu Pasteur no Brasil para inspecionar o trabalho dos professores franceses que lecionam na unidade Vergueiro, em São Paulo, e também viajou pelo Brasil e por outros países da América do Sul, para acompanhar as demais instituições desse continente.

Profissional de educação, Fabienne estava de olho em algumas oportunidades, e uma apareceu dentro do Liceu Pasteur, na unidade Mayrink. Presente nas instalações físicas da escola, Dominique Ferragne acompanhou a decisão de implantação do projeto de atividades bilingues na unidade Mayrink, que foi tomada com o objetivo de fortalecer o aprendizado do Francês para os alunos do Período Integral, no ano de 2010. O então Cônsul Geral da França em São Paulo, Sylvain Itté, gentilmente ofereceu à Instituição os serviços de Fabienne, profissional altamente qualificada, para atuar como consultora do Liceu nesse projeto, o que foi prontamente aceito pela escola.

O projeto foi implantado paulatinamente dentro das atividades do Período Integral. Em 2011, foi colocado à disposição dos alunos da Educação Infantil. No ano seguinte, foi ampliado para os alunos dos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Agora, são atendidas todas as turmas da Educação Infantil, do Maternal ao Jardim II, e do Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. No tempo extra em que ficam no colégio, os alunos realizavam diversas atividades, acompanhados por uma professora. Com esse projeto, passou a haver, ao lado da primeira professora, uma professora que só fala em Francês com os alunos. A presença de duas línguas no contexto das atividades acaba ajudando muito na absorção do novo idioma.

Apresentada ao desafio, Fabienne não pensou duas vezes. Agarrou a oportunidade. Seu desafio era o de ajudar a construir um novo cenário dentro da didática de línguas do Liceu Pasteur. Ela conta como foram as primeiras atividades, com as turmas do Jardim I e do Jardim II“Era o início de um trabalho e eu acompanhava as atividades e contextualizava para a língua francesa o que a professora brasileira pedia em Português. Não era apenas uma tradução simultânea. Já tínhamos a ideia de que seria algo como um bate-papo complementar em Francês. Além disto, já fomos inserindo músicas, por exemplo, que são muito boas para dar fluência e enriquecer o vocabulário dos alunos”.

Passados três anos, é evidente a evolução do projeto. Hoje são oito professores de Francês que trabalham com as professoras que falam o Português. Fabienne deixou de estar na sala de aula efetivamente e passou a se debruçar em dar ainda mais molho ao projeto com um planejamento ainda maior: “Ao acompanhar o trabalho dos professores do lado de fora, percebi novas possibilidades de incrementar a atividade. Então, fomos evoluindo tanto no número de alunos incluídos na atividade quanto na criação de ferramentas para dar ainda maior didática no aprendizado do idioma francês”, explica Fabienne.

Despedida – No último dia 24 de junho, Fabienne e Dominque foram carinhosamente homenageados pela Direção, Coordenação e professores do Liceu Pasteur, pelos trabalhos realizados na Instituição e no Brasil. Eles já estavam de malas prontas para o novo destino de Dominique, seguindo o programa estipulado pelo Governo francês. Agora ele será inspetor das escolas francesas na Ilha Maurício e em uma parte da África.

Para o Vice-Diretor Geral do Liceu Pasteur, Cláudio Kassab, a principal contribuição da Fabienne foi o elevadíssimo padrão de qualidade que ela trouxe a esse projeto no Liceu. “Como todo novo projeto, os desafios da implantação das atividades bilingues eram muito grandes, e a Fabienne, com seu profundo conhecimento da área e seu empenho inesgotável, permitiu que começássemos com o pé direito. Nossa tarefa agora é garantir a sequência das atividades iniciadas por ela e continuar desenvolvendo novos projetos nessa linha”, considera Cláudio.

Ao arrumar as malas para deixar o Brasil, Fabienne também levou na bagagem um sentimento de missão cumprida, novos ensinamentos e a certeza de que os alunos que passaram por esse projeto, e os que ainda vão passar, estarão marcados por toda a vida escolar e profissional.
Todos os profissionais e alunos do Liceu desejam ao casal Ferragne muita sorte nesta nova etapa e reforçam o enorme sentimento de gratidão pelo legado deixado.