Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 25/10/2012

Mostra Cultural 2012

Alunos tiveram a oportunidade de apresentar curiosidades da influência francesa no Brasil para visitantes e pais, na primeira edição do evento promovido pelo Liceu Pasteur.


 

A francesa Fabienne Ferragne está prestes a completar três anos de atuação como consultora de Francês no Liceu Pasteur. Desde que chegou, ela acompanha de perto o contato e a evolução dos alunos da Instituição com a cultura e linguagem da França. Isso a motivou, juntamente com as professoras de Francês Ivete Forlenza e Denise Greco, para organizar a primeira Mostra Cultural Franco-Brasileira no Liceu. O evento foi realizado no último dia 20 de outubro, das 10h às 14h, e envolveu os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

 

Os estudantes tiveram a incumbência de apresentar aos visitantes traços culturais da influência francesa no Brasil por meio de assuntos gastronômicos, artes plásticas e essências aromáticas. “Essa primeira edição teve como principal intuito promover o histórico de intercâmbio entre Brasil e França para pais e alunos. Foi uma forma de passarmos a mensagem para a família de que o Liceu se preocupa em desenvolver cada vez mais a proximidade cultural entre os dois países”, explicou Fabienne. 

Gastronomia em alta – Todos os grupos apontavam curiosidades gastronômicas da culinária francesa. A Mostra Cultural Franco-Brasileira era um verdadeiro menu dividido, não por sabores, mas pelas salas do Liceu. Quem visitasse a sala 12, por exemplo, encontraria entre as diferentes opções uma mesa farta de doces com diferentes cores e de dar água na boca. Ali estava uma vitrine da Pâtisserie, culinária francesa especializada em bolos e doces. 

  Os alunos Cassiano e Tamires, do 2ºP, sabiam da importância de cada detalhe na ponta língua. E tiveram trabalho para adquirir o conhecimento. “Nosso grupo realizou pesquisa apurada do assunto. Conversamos com um chef especializado nesse tipo de gastronomia para tirar dúvidas e saber detalhes de sua preparação”, disse Cassiano. “Descobrimos que ela também é aplicada em algumas criações de salgados, além de ser considerada como verdadeira “arte” da culinária”, completou Tamires. 

Outra especiaria que ganhou destaque no evento foi o queijo. Alguns alunos apresentaram detalhes dos tipos e como cada um tem relação com determinada localidade francesa. A estudante Isabella, do 1ºP, juntamente com seu grupo, passou três semanas estudando e pesquisando o tema. “O importante é que conseguimos repassar nosso conhecimento adquirido para quem teve alguma dúvida ou curiosidade. Até porque o queijo também é um alimento bem conhecido no Brasil”, destacou Isabella, que contou com a ajuda das amigas Ana Caroliny, Raíssa, Bianca, Victória e Marcella na apresentação. 


 

Curiosidade – Que a moqueca é conhecida como um dos símbolos da culinária baiana isso não é novidade. Mas você sabia que o prato tem grande influência francesa? Pois é! Os alunos do 6º P chamaram a atenção na Mostra com as peculiaridades da receita, o que despertou bastante interesse nos visitantes. Beatriz, Amanda, Ramon, Maria Julia, Jéssica, Maria Eugênia e Bianca foram responsáveis pela apresentação da curiosidade. “A moqueca é feita no sul da França e seu preparo é quase o mesmo que é feito em nosso País. Porém, o Brasil tem mais diversidade de peixes, o que acabou enriquecendo ainda mais o prato, que podemos classificar de multicultural”, enfatizou Beatriz.

Reconhecimento – A Mostra Cultural Franco-Brasileira também foi oportunidade para os pais dos alunos do Liceu terem contato direto com o aprendizado de seus filhos. Jorge Yamamoto fez questão de prestigiar a filha Julia, aluna do 7º ano, que apresentou trabalho sobre a gastronomia francesa no norte do Brasil. Ele não poupou elogios à iniciativa da Instituição em promover esse tipo de encontro. Aproveitou e disse que ele vê na prática um exemplo da qualidade do ensino proposto pela escola. “No ano passado levei minha filha para Paris e foi impressionante a maneira como ela se comunicou com as outras pessoas. O Liceu tem grande responsabilidade nisso e a tendência é que a minha filha possa alcançar ótimos resultados no futuro, principalmente na carreira profissional”, acredita. 

A expectativa do pai de Julia ganha ainda mais força pelo fato do Liceu ser reconhecido pela sua eficácia na formação de alunos para o mercado de trabalho. O fato de possuir o Francês no conteúdo programático já credenciou ex-alunos a temporadas de estudos na França e a conquistar importantes cargos em empresas multinacionais.

Ver mais fotos na Galeria de fotos

Veja o Vídeo

Compartilhe: Voltar