Liceu Pasteur - Ensino Médio, Fundamental

Notícias / Reportagens

Voltar
Reportagens - 19/03/2012

Movimento para mente e corpo

Jogos de Raciocínio reúnem familiares, alunos e professores em dia de muita agitação, com atividades para estimular o conhecimento e também movimentar o corpo

O último dia 3 de março foi particularmente agitado no Liceu Pasteur. Familiares e alunos se reuniram logo cedo para aproveitar todas as atrações que envolveram os Jogos de Raciocínio. Por todos os cantos do colégio, o que se viu foi uma intensa atividade voltada a estimular a mente com o apelo da integração entre todos que convivem com o dia a dia da instituição, como direção, alunos, pais e professores.

 
Planejados pelos professores Silvana e James, os Jogos de Raciocínio foram realizados pelo segundo ano consecutivo no Liceu Pasteur. A fórmula já é um sucesso entre todos os participantes. O evento dura toda uma manhã e, nele, familiares e alunos são convidados a participar de diferentes atividades, como jogos de Dama, Xadrez, Banco Imobiliário, War, Desafios Matemáticos e jogos de computador online. “Nosso objetivo principal é fazer com que se desenvolva conhecimento de forma lúdica. São brincadeiras que envolvem conteúdos que as crianças aprenderam até o momento e que, em companhia dos pais, sejam levadas a colocar em prática”, explica Paula, uma das colaboradoras do evento e professora de matemática dos alunos do Ensino Fundamental. foto 1
Paula e Silvana explicam o evento
 

James orienta os participantes
Os Jogos de Raciocínio são voltados para os alunos do Ensino Fundamental. Os alunos do Ensino Médio são envolvidos na estruturação do evento e nos desafios matemáticos que fazem parte da gincana, que é um dos momentos mais esperados do sábado, além de ser uma verdadeira festa.
 

Teve jogo de xadrez em tabuleiro de mesa, ...

... no computador...


... e até em tabuleiro gigante!

Corpo e Mente – A primeira atividade programada foi a Caça ao Tesouro. Com pistas que envolviam questões matemáticas, os alunos teriam que encontrar o caminho a ser seguido até chegar ao final da prova. A equipe vencedora foi a das alunas do 7º ano Laura, Milena, Mariana, Beatriz e Júlia.

Às 11h da manhã, 45 duplas, formadas por um aluno e um familiar, estavam a postos para participar da Gincana Matemática. Foi um dos momentos mais eletrizantes do evento. Os participantes teriam que realizar tarefas que envolviam não só resoluções de problemas, mas também exercícios físicos, como pular corda, fazer abdominais, acertar a bola no cesto, entre outros. A cada etapa cumprida, eles recebiam uma fita. A dupla que completasse as sete etapas em menor tempo, seria a vencedora.

Dada a largada, o que se viu foi uma verdadeira agitação. A cada novo problema resolvido e prova física realizada, familiar e aluno mostravam a satisfação pela tarefa vencida e corriam para a próxima etapa. “A gincana é o momento mais emblemático da integração entre familiares, alunos e professores. É muito divertido ver como se envolvem e se dedicam para conseguir passar pelas provas”, acentua Silvana.


Na gincana, pais e filhos tinham que correr...

... para chegar na frente na hora de realizar as tarefas
 
Depois de aproximadamente uma hora de atividade, as duplas vencedoras foram de alunos do 6º ano: 1º lugar – Lucas e o pai, Sung, e, em 2º lugar – Gustavo e o pai, Roberto. Esses foram os premiados, mas todos participantes se sentiram vencedores.
As duplas vencedoras da gincana: Sung e Lucas, e Roberto e Gustavo
 

Marcos e Vivian, vencedores do torneio de xadrez
No Xadrez, Marcos e Vivian receberam medalhas de primeiro e segundo lugares respectivamente, com um detalhe, eles são irmãos e mostraram que são feras na estratégia do jogo de tabuleiro.

Confira a galeria de fotos do evento

 

Compartilhe: Voltar