Reportagens - 31/10/2013

Primeira Comunhão no Liceu

Capela da Instituição recebeu pais e convidados para missa de primeira eucaristia dos alunos. Tudo visto bem de perto pela professora Cidinha, figura querida pelos profissionais e estudantes do colégio.

A manhã do último sábado foi especial para a Professora Maria Aparecida Souto Mayor, carinhosamente chamada de Dona Cidinha, que é coordenadora de ensino do Liceu. Quem a avistava no colégio, elegantemente vestida, com mistura de simplicidade e seriedade, via que o estilo representava a consideração por uma data especial. Há 15 anos, sempre replicando o porte impecável, ela faz questão de comparecer à capela São Francisco de Sales, do Liceu Pasteur, para acompanhar de perto a missa de primeira comunhão dos alunos do 5º ano do colégio. A obrigação anual na vida dessa professora de português, e que carrega no currículo 54 anos de Liceu, tem explicação. É ela quem fica à frente de toda a organização do curso de catequese direcionado aos estudantes.

A professora Cidinha chega bem cedo. Ritual que ela considera fundamental para que tudo dê certo. Aos poucos, os familiares chegam e são recepcionados com um abraço, um beijo e, não raro, elogios. É já nessa hora que a anfitriã começa sentir a sensação de dever cumprido. Durante a missa, ela observa a reação dos alunos e sabe que tem a responsabilidade de transmitir uma mensagem que fique guardada na mente deles para o resto de sua caminhada no Liceu e por toda a vida.

Seu discurso, como não poderia ser diferente, traz o tom do momento e a força de um conselho de quem tem experiência acumulada. “Que Deus sempre os abençoe. A partir de hoje, começa uma nova fase na vida de vocês. A nossa felicidade não tem tamanho, pois sabemos que valeu a pena o esforço e a dedicação que tivemos por cada um de vocês. Lembrem-se do que foi ensinado e pratiquem, sempre, o bem”, encerrou.

Inseparável – Zenaide Rodrigues Junqueira é praticamente o braço direito da professora Cidinha como coordenadora assistente. Zenaide é de uma pró-atividade invejável. Durante a cerimônia, não foi diferente. Difícil era vê-la parada. “É uma missão muito gratificante. Isso é evangelizar. E para que nosso objetivo seja alcançado da melhor maneira possível, trabalhamos em grupo com a ajuda das catequistas e dos seminaristas Legionários de Cristo, que vieram de Santa Isabel”, explica. Santa Isabel fica a 57 Km da Capital do Estado de São Paulo. Os seminaristas, durante dois anos, deram aulas de catequese aos alunos todas as quintas-feiras.

Celebração - A capela São Francisco de Sales já estava lotada quando o padre Marius Rossier deu início à missa de primeira eucaristia. O primeiro ato foi o canto de entrada, que também determinou a primeira participação do coral do Liceu, liderado pelo professor Nilo Sergio Sanchez. Músicas francesas também fizeram parte do repertório apresentado pelo grupo durante o momento religioso.

As 20 crianças presentes, nove meninas e 11 meninos, usavam roupas brancas. As meninas, todas de vestidos, com uma faixa amarela na cintura. Os meninos com calças e camisas na mesma tonalidade, porém, com uma faixa na cor azul. Todos ficaram posicionados nas duas primeiras fileiras da capela. Prestando o máximo de atenção nas palavras do padre, direcionaram-se ao altar logo após a preparação das oferendas e da oração eucarística para receber a primeira comunhão. O momento emocionou os familiares e convidados.

Um dos mais emocionados com a cena foi Marco Aurélio. Sua neta, Maria Fernanda, não perdeu por um só segundo o olhar contente do seu avô que veio do Rio de Janeiro para guardar para sempre na memória esse momento. “Ser avô é uma felicidade muito grande. Olhar para a minha neta durante toda a celebração e ver o sorriso no seu rosto me deixou muito feliz”, enfatizou Aurélio.

Renata Lanina de Carvalho, mãe de Maria Fernanda, parabenizou o Liceu pela forma de aproximar os alunos da religiosidade. “Poucas escolas ainda seguem esse tipo de conduta. Isso traz segurança para as famílias, além de proporcionar momentos como estes, que para sempre serão lembrados”, completou.

Batismo – O aluno Pedro Petta Theodoro Mugnaini chegou bem antes da missa de primeira eucaristia. O motivo para isso é que ele recebeu o batismo na capela São Francisco de Sales. Abraçado pelos amigos que chegavam para a principal ocasião do dia, na qual ele também fez parte logo em seguida, o garoto também recebeu atenção especial de seus pais e padrinhos.

“Trata-se de um dia importante e que acrescenta muito na vida de uma criança, principalmente por passar a ela a mensagem de que a família sempre estará por perto. Fiquei muito feliz de saber que o Liceu ficará ainda mais presente na vida do meu filho depois de seu batismo, ainda mais porque sei que esta escola será fundamental para o seu crescimento como ser humano”, disse André Luis, pai do recém-batizado.

Os alunos do Liceu receberam de presente um terço e um escapulário após todos os atos da cerimônia, como forma de lembrança desse dia especial.

Clique aqui para ver as fotos na Galeria de fotos