Reportagens - 31/10/2012

Rugby cresce e integra jovens

Modalidade que está em ascensão no País é também uma ferramenta de integração entre jovens, como é feito no circuito paulista que teve uma das etapas realizadas no Liceu Pasteur.

A prática do Rugby está em plena ascensão no Brasil. O esporte, que já é disseminado em outros países ao redor do mundo e dentro da América do Sul, onde tem na Argentina seu representante mais forte, começa a permear entre os jovens brasileiros. Porém, há algumas décadas, já havia uma organização entre adoradores do esporte em algumas regiões brasileiras. Em São Paulo, há exatos 31 anos, nascia o PAC (Pasteur Athlétic Club). A agremiação foi fundada em 1981, na comunidade do Liceu Pasteur por atletas e pais de origem francesa. Hoje, conta com centenas de atletas de todas as categorias, dos menores de sete anos até os veteranos. Em 2002, foi feita uma aproximação com a Instituição de Ensino Liceu Pasteur para levar o esporte aos alunos. E hoje o que se tem é uma aproximação cada vez maior.

Exatamente por essa aproximação que, no dia 21 de outubro, o Liceu Pasteur abriu suas portas para receber outras agremiações do Estado de São Paulo para o 4º Torneio Pedro Kassab, que é uma das etapas do Circuito Paulista de Rugby Infantil. Entre as 9h e 17h, os atletas do PAC, do Bandeirantes e de clubes de Vinhedo, São José dos Campos, Jacareí, Pindamonhangaba e Jaguariúna disputaram partidas nas categorias M8, M10, M12 e M14. Também vale ressaltar a participação dos atletas do projeto RPT (Rugby Para Todos), que é um projeto realizado com a comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, com mais de 300 adolescentes.
  O coordenador administrativo do núcleo Petit, categoriais infantis, Marcos Sedlacek, lembra que as etapas do circuito paulista não têm a proposta de competição. “Não há competições para as categorias Petit pelo País. São etapas em que há muita integração e confraternização entre as agremiações e os atletas. O objetivo é tornar o esporte mais popular e ter condições da troca de experiência entre todos envolvidos nestes clubes”, explica.
Quem também esteve presente foi o presidente do PAC, Plínio Nascimento, que revelou o crescimento do clube e também a importância da parceria com a Instituição de Ensino para a disseminação do esporte entre os estudantes do Liceu Pasteur. “Atualmente, tem-se muita dificuldade de espaço físico para treinar. A parceria com o Liceu foi importante para podermos ter um novo espaço de treino e ainda mais para agregar novos atletas que acabam tendo contato com o esporte nas aulas que ministramos internamente. Hoje, 30% da equipe adulta do PAC é formada por alunos e ex-alunos do Liceu”, reforça.
Exemplos do sucesso entre os atletas que fazem parte do PAC e saíram do Liceu são Diego Lopez, Thiago Maihara e Gabriel Cacuro. Os três também fazem parte da Seleção Brasileira de Rugby, que, inclusive, está na briga por uma vaga no mundial da modalidade. Eles também devem representar o Brasil na Olimpíadas 2016, quando o esporte se tornará esporte olímpico. O PAC está entre os principais clubes do País, é o atual Campeão Paulista e ficou em 3º lugar no último Campeonato Brasileiro. O treinador da equipe é Duda Padilha, que é um dos que tem no discurso a certeza de que o Brasil certamente ocupará lugares de destaque na modalidade muito em breve.

Emmanuel Armagnat (o Manu, que aparece ao centro na foto abaixo), é um dos responsáveis pelo sucesso do evento. Treinador das categorias infantis, ele diz que o forte crescimento do Rugby no Brasil é uma agradável surpresa, especialmente com a quantidade de transmissões televisionadas dos diversos campeonatos do esporte pelo mundo e até mesmo das partidas do campeonato nacional. Para ele, o Rugby não vai ser uma moda passageira, mas chegou para ficar e se tornar um esporte muito popular também no nosso Pais. Manu considera que a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) está fazendo um bom trabalho no que diz respeito ao nivel técnico, contando inclusive com uma delegação de neozelandeses para cuidar da nossa selecão. Com relação às categorias de base, o PAC tem conseguido resultados expressivos não apenas no Brasil, mas também em torneios sul-americanos, tendo se firmado como uma das principais equipes do continente.

Integração – Outros representantes das agremiações também estiveram presentes e puderam reforçar a importância da integração que acontece no circuito paulista. Cada etapa acontece em uma sede diferente. Então, a agremiação que sedia a etapa fica responsável por receber os atletas com estrutura para a prática do esporte e alimentação. No caso da etapa realizada no Liceu Pasteur, o PAC realizou a Fête Foraine (Festival de Diversões), que contou com bazar, brinquedos e barracas de comidas, além da super-rifa que teve até uma motocicleta entre os prêmios. Entre os representantes estiveram o diretor fundador do RPT, Fabrício Kobashi de Faria, e os diretores do São José Rugby, Luiz Francisco Maurício Pereira, Cintia Saccomano, Débora Prais e Marcelo Prais. Ao final das partidas, todos os atletas receberam medalha pela participação em mais uma etapa. E, é claro, puderam tietar seus ídolos, como o Diego Lopez, que já é visto como um dos principais atletas do Rugby brasileiro. O PAC agradece, pois ele também veste a camisa do clube de origem francesa e dá orgulho a todos com muita garra em todas as partidas que disputa.