Reportagens - 22/04/2015

VI Encontro com Profissionais

Encontro Profissional é um dos eventos mais importantes do calendário do Liceu Pasteur. Ele leva aos alunos mais informações que ajudam a fazer uma escolha mais acertada de que caminho seguir profissionalmente.

A escolha do caminho a ser seguido profissionalmente não costuma ser uma etapa fácil para os estudantes. O Liceu Pasteur tornou tradicional em seu calendário anual o Encontro Profissional, que visa trazer ex-alunos que estão no mercado de trabalho e que se destacam em suas profissões para poder passar um pouco das suas experiências aos alunos. Este ano, o Encontro aconteceu no último dia 11 de abril e trouxe profissionais nas áreas de Matemática, Direito, Medicina, Marketing, Engenharia e Administração. Também reservou um momento diferente com a Sessão Especial, que reservou encontro com Pierre Landman, um ex-aluno que, de forma heroica, foi voluntário para lutar pela libertação da França e de outros países na II Guerra Mundial.

As palestras aconteceram simultaneamente e, como já faz parte da dinâmica do Encontro Profissional, os alunos escutam atentamente as histórias e como é o dia a dia de cada profissional. Também conseguem entender de que forma atuar dentro de cada especialidade. Ao final de cada apresentação, eles realizam perguntas para sanar as dúvidas. E ainda, caso queiram se aprofundar mais, podem ter um momento de proximidade ainda maior com os profissionais no espaço de convivência que sempre está reservado em sala separada das salas das apresentações.
  Para Terezinha Regina Salgado Peralta, Orientadora Educacional e uma das responsáveis pela organização do evento, o adolescente deve desenvolver o autoconhecimento para poder projetar o futuro e o que pretende ser. “Escolher significa resolver conflitos e correr riscos. É um ato de coragem. O papel da Instituição de ensino é tentar diminuir esses riscos e dar a eles ferramentas para que essa escolha seja acertada”, acredita.

Sessão Especial – Este ano, o Encontro Profissional contou com um momento um pouco diferente e muito especial. Foi a presença do ex-aluno Pierre Landman, francês que veio ao Brasil ainda jovem e foi estudante do então Liceu Franco-Brasileiro de São Paulo nas décadas de 1930 e 1940.

Pierre Landman foi entrevistado pelo jornalista Fernando Bella, que faz parte da equipe de profissionais que cobrem os eventos do colégio, e ao mesmo tempo os convidados puderam interagir com ele. O bate-papo, que durou cerca de 50 minutos, foi muito produtivo e curioso. Foi possível entender um pouco da realidade da época e de como o Liceu e a sua vizinhança na virada da década de 1930 para a de 1940.

A entrevista também teve seu momento histórico quando Pierre Landman contou sua experiência ao se alistar nas Forças Francesas Livres para combater na II Guerra Mundial. Falou de sua vontade em defender a pátria em que nasceu, mesmo vivendo distante. Para quem acompanhou a entrevista, ficou evidente que Pierre Landman traz uma carga de experiência muito grande por ter participado de um fato histórico mundial tão emblemático.

Na vida profissional, Pierre Landman escolheu a área de Engenharia. Trabalhou em multinacionais no Brasil e foi um importante agente do mercado nacional de vidros, participando ativamente de empresas e de entidades que regularam de alguma forma esse segmento no Brasil. Certamente, ele é uma inspiração a todos os nossos alunos e serve como exemplo pela disciplina e capacidade de se adaptar aos momentos da vida, com coragem e muita determinação.

O Liceu Pasteur também agradece a participação de todos os profissionais convidados, entre eles Ciro Sakuma Minei, Marcel Kenji de Carli Silva, Alberto Mori, Ciro Silveira, Márcia Regina Buzzar, Sidney Volk da Silva, Júlia Figueiredo Greghi, Viviane Tapia Rodrigues Migliorin, Renato Mello Zanetta, Rodrigo Codina Bezerra, Celso Rachid e Hamilton Dáu Aidar.

Galeria de fotos do evento: Clique aqui

Depoimento do Sr. Pierre Landman - Ex-aluno do Liceu e voluntário nas
Forças Francesas Livres na II Guerra Mundial compartilha conosco suas memórias.
Para assistir ao vídeo: Clique aqui